domingo, 5 de fevereiro de 2017

É ASSIM QUE SE COMEMORA: OS 3 MOMENTOS DO LICEU EM 100 ANOS. ASSIM FAZ-SE HISTÓRIA


Um amigo e colega do Liceu acaba de me informar que o actual director do Liceu Ludgero Lima, terá sido, mal interpretado, pelo jornal A NAÇÂO.

O Liceu está a comemorar os 50 anos da inauguração do edifício e não da atribuição do nome Ludgero Lima, alias fizeram questão de esclarecer!

A questão para mim não tem a ver com o nome Ludgero Lima, embora considero que este nome não é adequado para o Liceu. Penso que no dia em que virarmos a página dos absurdos que aconteceram em S. Vicente em 1974, terá que ser acordado a substituição por um nome mais consensual, por exemplo o da personalidade que esteve à frente da iniciativa, o Lançamento do 1º Liceu Oficial de Cabo Verde em 1917. Estamos a falar do nome Senador Vera-Cruz.

Que fique claro que não tenho nada do facto que um combatente do PAIGC, dito da liberdade da Pátria, tenha um nome em qualquer sítio.

Continua a ser um absurdo comemorar a inauguração dos 50 anos do edifício (coisa que nunca tinha sido feito anteriormente) , do chamado popularmente Liceu Novo no ano do centenário do Liceu. A coincidência é demais evidente para não se considerar que há um Big Brother por detrás disto tudo, ou melhor há gato. É que sempre que a ilha de S. Vicente está em questão há coisas estranhas a acontecer (grãos de areia, má vontade, deserções) que deixam o mais inocente perplexo.

Não quero acreditar que esta Comemoração dos 50 anos do Liceu Novo faça parte das Narrativas dos 50 anos disso ou daquilo que um tal partido teima em fazer impingir. Isto é tanto mais absurdo que o Liceu Novo foi inaugurado na época anterior à independência, logo colonial, e foi um investimento reclamado pelos notáveis da ilha de S. Vicente e acordado por Lisboa.

Pois não se comemora Pedra nem Cal mas sim o Conceito, o conteúdo histórico.
Para mim só há uma saída: a Comemoração do Centenário do Liceu. Que o Estado, o Liceu a CMSV e a Sociedade Civil se entendam!
Fotografia: os 3 Momentos/Edifícios do Liceu

Sem comentários:

Enviar um comentário